AS BASES TEÓRICAS DA PSICOPEDAGOGIA E SUAS RELAÇÕES COM O CONHECIMENTO PSICANALÍTICO

Jaqueline Cezar Schindler, Wania Márcia de Aguiar, William Azevedo Dunningham

Résumé


O texto trata da articulação entre diferentes campos de conhecimento, particularmente da psicopedagogia com a pedagogia, a psicologia e a psicanálise. Fazem-se considerações sobre possíveis contribuições da psicanálise para a formação de educadores e o trabalho em sala de aula. São retomadas algumas concepções de Freud e Lacan, buscando-se a articulação “desejo de saber-transferência” que seria indispensável à relação professor-aluno. Finalmente, é problematizada a forma na qual este enlace seria possível, uma vez que o sujeito ocidental contemporâneo é constituído através de uma perspectiva individualista.


Mots-clés


Psicopedagogia; Pedagogia; Psicologia; Psicanálise

Texte intégral :

PDF (Português (Brasil))

Renvois

  • Il n'y a présentement aucun renvoi.


 

 

Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. ISSN: 1414-0365