MOTIVOS ENVOLVIDOS NO DIAGNÓSTICO PRESUNTIVO DE TDAH E A SUA ASSOCIAÇÃO COM O ASRS-18 EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Olga Cassol Silva, Luiza Bento da Silva Bertolino, Giovanna Grünewald Vietta

Resumo


Objetivo: O presente estudo objetivou identificar a associação entre o Adult Self-Report Scale 18 (ASRS-18) com os motivos envolvidos no diagnóstico presuntivo de TDAH nos estudantes de medicina. Metodologia: Estudo transversal (559 estudantes). Aplicados dois questionários: 1º aspectos sociodemográficos e identificação dos motivos para o diagnóstico presuntivo de TDAH; 2º ASRS-18 – rastreio para o diagnóstico de TDAH. Para a análise dos dados, a população foi dividida em perfis relacionados a suspeita/rastreio de TDAH. Utilizado teste qui-quadrado de Pearson (odds ratio – OR) e os respectivos intervalos de 95% de confiança, com nível de significância de 5%. Resultados: Identificou-se uma prevalência de 8,1% de TDAH, com rastreio (ASRS-18) sugestivo para o transtorno em 16,3%. A possibilidade de ter TDAH foi referida por 40,2%, dos quais 9% foi sugestivo no ASRS-18. Dos motivos relacionados a suspeita de TDAH, 58% apresentou associação significativa (p<0,05), embora tenha sido observado maior frequência de todos os motivos em alunos com ASRS-18 positivo quando comparado aos alunos com ASRS-18 negativo. Conclusão: A elevada frequência da suspeita do diagnóstico de TDAH em estudantes de medicina transpõe a prevalência deste transtorno nesta população. Os motivos associados ao TDAH estão relacionados a hiperatividade, dificuldade em finalização de tarefas com tempo programado, dificuldade em evitar estímulos e capacidade de concentração em leitura e conversas.


Palavras-chave


TDAH; Estudantes de medicina; Prevalência

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Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. ISSN: 1414-0365